fbpx

Os segredos do Chocolate

Aposto que você pensa que a temperagem de chocolate é impossível!
Entenda o método por adição e veja que você consegue fazer.

Você sabia que a temperagem do chocolate é um item obrigatório para quem deseja trabalhar com o produto? Pois é, mas para quem não entende muito bem como o método funciona vai pensar: mas colocar tempero ao chocolate? Não, não é isso e vou te explicar exatamente o que consiste essa temperagem.
O termo é utilizado no processo de derreter e resfriar, garantindo mais sabor, brilho, e qualidade no produto final, além de facilitar a moldagem do chocolate. Ele consiste em aquecer lentamente o chocolate até ele derreter por completo, e depois fazer um resfriamento para estabilizar os cristais da manteiga de cacau. Depois disso tudo o chocolate ainda estará derretido o que permite que o molde seja feito com mais facilidade, e por fim ele é resfriado e estará pronto.
Só que mesmo assim, muita gente escuta: temperagem! e já pensa em algo de extrema dificuldade e impossível de conseguir fazer em casa. Mas você está enganado viu? É só pegar o jeito que em breve você vai se tornar um expert nesse quesito.
Existem várias técnicas para esse processo, uma delas é a temperagem por adição que você vai aprender cada um dos passos para conseguir ter o chocolate perfeito aí na sua casa!
Temperagem por Adição:
1. Em micro-ondas em 30 em 30 segundos sempre mexendo, derreta duas partes do chocolate numa temperatura entre 40°C e 45°C.
2. Após o derretimento, adicione terceira parte de chocolate sem derreter, mexendo sempre até o chocolate adicionado derreter por completo.
3. Continue mexendo até que o chocolate atinja a temperatura de ± 32º C para o chocolate amargo, ± 30º C para chocolate ao leite, e 28º C para o chocolate branco.
4. Dessa forma, você obterá um chocolate levemente espesso, pronto para ser usado.
Acompanhe cada detalhe em nosso vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *