fbpx

Quem disse que não pode tomar vinho no verão?

E o vinho durante o verão?

O final do ano está chegando e com ele o tão esperado verão, a estação preferida para quem gosta de aproveitar piscinas, praias e atividades ligadas à natureza. E é claro que no calor, os nossos hábitos mudam, nossa alimentação exige comidas mais leves e frescas ao invés de pratos muito elaborados e cheios de molhos e condimentos. As bebidas surgem no formato de drinks coloridos, cervejas e tudo aquilo que estiver bem gelado.

Você já deve estar imaginando que o verão não é estação para vinho, não é?

Mas eu tenho uma ótima notícia para você: Existem vinhos para todas as estações do ano. Seja no frio ou no calor, você poderá achar a opção de vinho que mais lhe agrade, refresque e que harmonize com pratos leves.

As melhores apostas no verão são os vinhos espumantes, brancos e rosés, que podem ser servidos em baixas temperaturas, próximas aos 6 °C e que são parceiros ideais para aquele peixe grelhado, petiscos, saladas ou para beber só, sem acompanhamento de comida, durante as tardes na beira da piscina ou do mar, confraternizando com os amigos ou nos momento em que você chega em casa depois de um dia longo de trabalho e apenas quer dar uma relaxada.

Você não gosta de vinhos brancos e espumantes? Sem problemas! Tem os tintos para o verão também!

Diferente do que pensamos os vinhos tintos também fazem ótimas harmonizações durante a estação mais quente do ano. É claro que temos que optar por vinhos tintos menos encorpados e que podem ser servidos em temperaturas mais baixas, próximas de 12°C a 14°C, onde ainda assim, poderão mostrar toda sua complexidade e aromas.

Boas opções são os vinhos elaborados com a uva Pinot Noir ou os italianos Valpolicella e o Bardolino, que são vinhos de corpo leve, muito aromáticos e combinam perfeitamente com tábuas de frios, rosbifes, peixes com mais estrutura, como por exemplo, o salmão e o atum.

Se você é assim como eu, que adora chegar em casa no final da tarde durante o verão e ao invés de fazer o jantar, apenas preparar entradinhas, queijos, presunto cru, salames, antepastos, pães, etc e ficar de papo para o ar, ouvindo uma boa música, tenho certeza que um tinto leve e na temperatura certa vai ser a harmonização perfeita para o seu final de dia.

Também não podemos esquecer que os vinhos podem ser usados como base para ótimos drinks, como o clericot, a sangria, a mimosa, entre muitas outras preparações.

Agora ninguém tem mais desculpa para não consumir vinhos durante o verão! É só fazer a escolha certa, que eu lhe garanto que aqueles dias insuportáveis de calor, ficarão muito mais prazerosos e elegantes.

Se você quer aprender mais sobre Enogastronomia, não deixe de se inscrever nos cursos do Instituto Paladar, onde serão preparados pratos escolhidos especialmente pelo Chef, com as melhores opções de vinhos para harmonizar com cada um deles, tudo isso, para deixar o seu verão muito mais gostoso e repleto de vinho, porque afinal de contas, você merece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *