fbpx

Quer conhecer um pouco mais sobre a uva Merlot?

Se tem uma coisa que não podemos negar é que os deuses do Olimpo foram muito generosos em nos presentear com a uva e com o vinho. E para ninguém reclamar, foram espalhadas sobre a terra inúmeras vinhas, de diferentes cores, estilos e sabores, para que possamos beber vinho pela eternidade, sem nunca cansar o paladar.

Hoje vamos falar da Merlot?

Famosa desde Bordeaux, na França, até no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, a uva Merlot foi difundida em todo o mundo, por apresentar caráter mais sutil que outras uvas tintas, sendo importante na composição de blends, ou mesmo em sua forma varietal, correspondendo em uma ótima opção na Enogastronomia.

A uva Merlot é originária do país berço do vinho, conhecida por ser utilizada no blend mais famoso do mundo – o corte bordalês – juntamente com a cabernet sauvignon, cabernet franc, malbec e petit verdot. Em Bordeaux, a maior área plantada da uva Merlot fica na margem direita do rio Gironde, onde o solo é mais rico em argila, sendo esta a uva base de alguns dos vinhos mais famosos do mundo, como o icônico Chateau Petrus.

Já no Brasil, a Merlot é a uva principal da D.O. Vale dos Vinhedos, sendo responsável por vinhos de excelente qualidade.

Para a alegria dos amantes do vinho, a Merlot está presente no mundo todo, sendo a base de vinhos extraordinários e notáveis, até vinhos flexíveis para o dia a dia.

Por ser tão versátil, é uma ótima opção quando se pensa em  harmonização, pois além de resultar em vinhos mais suaves, em comparação com aqueles elaborados com outras uvas tintas, como a Cabernet Sauvigon ou a Malbec, por exemplo, tem uma ótima acidez e permite a produção de vinhos muito frutados, fatores estes indispensáveis para o casamento entre comida e vinho, facilitando muito as harmonizações, sendo um coringa na Enogastronomia.

Que tal experimentar um frango caipira em molho com polenta harmonizando com um vinho da uva Merlot? Quer sofisticar seu cardápio? Que tal então um vinho de Merlot frutado com presunto Pata Negra?

Do prato simples até o mais sofisticado, você pode contar com vinhos dessa uva tinta universal em sua adega.

Você pode aprender um pouco mais sobre os princípios da Enogastronomia, além dos principais estilos de vinhos, das uvas e suas características, dicas de serviço do vinho e de harmonizações, no curso de Harmonização com Vinhos do Instituto Paladar, onde você verá na prática, como combinar vinhos de diferentes estilos com pratos cuidadosamente escolhidos pelo Chef, pensando nas compatibilidades entre comida e bebida, com o objetivo de transforar a refeição num ato de prazer, bem ao estilo dos deuses do vinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *